Instituto CCR Jundiaí SP

O Natal em cada canto do mundo

O Natal em cada canto do mundo

A chegada do Natal é sempre motivo de muita festa e entusiasmo para a maioria das pessoas em várias partes do mundo. Famílias e amigos se reúnem para uma comemoração com bastante alegria e, aqueles que podem, celebram com uma farta ceia.  Personagens e objetos, como o lendário Papai Noel, com sua roupa típica, cercado de neve e carregando o grande saco com presentes, árvores enfeitadas, guirlandas, luzes e presentes são verdadeiros símbolos dessa festa, que, aqui no Brasil, celebramos em uma época do ano de muito calor.

Mas, como será a comemoração do Natal em outros países do mundo? Vamos descobrir?

-Austrália
Assim como no Brasil, o Natal da Austrália acontece no verão, adaptando a tradição ao clima quente. Por isso, na véspera, alguns australianos comemoram com um piquenique organizado no campo ou na praia. O cardápio é variado e inclui pratos tradicionais, como peru, presunto e pudim de ameixa, entre outros.

-  Estados Unidos
O Natal americano é um dos mais iluminados do mundo. Há lâmpadas por todas as partes: em casas, prédios, lojas e ruas. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os vizinhos se unem para cantar "Christmas Carols" (canções natalinas), mostrando o espírito de confraternização. Já no dia 25 de dezembro os presentes são abertos pela manhã e as famílias norte-americanas costumam se reunir no almoço, quando é servido o tradicional peru de Natal.

-México
De 16 a 24 de dezembro, são realizadas as Posadas, procissões que simbolizam o caminho feito pelos pais de Jesus antes do seu nascimento.  Os participantes vão de casa em casa pedindo abrigo até serem recebidos por alguma família. No México, a grande tradição é trocar presentes no dia 6 de janeiro, quando são lembrados os Três Reis Magos do Oriente que visitaram Jesus, levando-lhe presentes. Outro costume na data é comer a Rosca de Rei, doce mexicano que se assemelha a um pão doce.

-China
Sheng Tan Kuai Loh! (em mandarim) - Os chineses cristãos decoram suas casas com lanternas de papel, flores e árvores de Natal, e as crianças penduram meias para receber os presentes do Papai Noel, no qual é chamado de Dun Lhe dao Ren (Velho Natal). Como grande parte dos chineses não é cristã, festa mais significante para eles é o Ano Novo Chinês, comemorado só no final de janeiro. Nessa data, as crianças recebem roupas e brinquedos novos e são servidos pratos especiais.

-Índia
Os indianos celebram o nascimento de Jesus decorando plantas nativas do país, como a bananeira e a mangueira. Além disso, enfeitam a casa toda com folhas de bananeira, outras plantas e lamparinas feitas de argila.

-Etiópia
A Etiópia é um país de raízes cristãs, onde a comemoração do nascimento de Jesus Cristo é tradicionalmente uma das festas principais do calendário religioso e civil. Mas, ao contrário do que acontece no Ocidente, a Etiópia segue o calendário juliano e celebra o Natal no dia 7 de Janeiro.
Lá, o Natal é festa por excelência das crianças e elas caminham de mãos dadas com um adulto pelas ruas de Adis Abeba, com ar vaidoso e confiante, envergando o seu novo kemise, o vestido tradicional das meninas.

Feliz Natal em Inglês: Merry Christmas!
Feliz Natal em Espanhol: Feliz Navidad!
Feliz Natal em Italiano: Buon Natale
Feliz Natal em Alemão: Frohe Weihnachten

Feliz Natal em Libras:

Independente da maneira como essa data é comemorada, o importante é conservar o espírito fraterno e respeitar todos os lugares e culturas.

DICA: Há uma plataforma do Google com vários jogos de Natal incluindo também as histórias e tradições de Natal em cada canto do mundo, como visto nesse texto. Para saber mais clique em, https://santatracker.google.com/intl/pt-br/village.html

 

Referências e para saber mais:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-outros-paises-comemoram-o-natal/

https://www.fatosdesconhecidos.com.br/descubra-como-e-comemorado-o-natal-ao-redor-mundo/

http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT881739-1655,00.html

http://www.portalafro.com.br/7-de-janeiro-feliz-natal-etiopia/

http://viajarverde.com.br/cinco-tradicoes-de-natal-no-mexico/