Apresentação 

O programa Caminhos para a Cidadania é uma ação socioeducacional que promove a formação continuada e o empoderamento de educadores por meio da oferta de materiais, cursos à distância e estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da BNCC, nas Metodologias Ativas e nas Competências Socioemocionais.

 

A partir de 2021, os professores tornaram-se o público alvo do programa, uma vez que entendemos que eles são os agentes multiplicadores de todos os materiais que compartilhamos por aqui: acreditamos que investir na qualificação do professor é uma maneira de melhorar a qualidade dos conteúdos ministrados em sala de aula e fará com que ele esteja mais bem preparado e informado sobre as temáticas para entreter alunos, abordar conteúdos e conduzir com eficiência temas importantes e por vezes complexos. 

 

Além disso, nos preocupamos com este importante profissional, peça chave na estrutura da sociedade e infelizmente ainda pouco valorizado. Todos os nossos materiais são instrumentos de motivação para o aprendizado e engajamento constante dos docentes!

 

O nosso eixo temático está embasado em reflexões sobre cidadania, diversidade, educação financeira, segurança no trânsito, cuidados com o meio ambiente e saúde mental. A ideia é trabalhar essas temáticas com professores para que eles multipliquem com os alunos por meio de atividades em sala ou em casa com os familiares.

 

É coordenado pelo Instituto CCR com o apoio das Unidades de Negócio, e hoje está presente em quatro estados, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Paraná, nas concessionárias CCR AutoBAn, CCR NovaDutra, CCR RodoNorte, CCR SPVias, CCR ViaLagos, CCR ViaOeste, CCR RodoAnel, CCR Metrô Bahia, CCR ViaCosteria, CCR ViaSul e ViaRio. Desde 2002 já atendeu mais de 3,4 milhões de alunos, mais de 131 mil educadores e já esteve em 118 municípios.