Apresentação 

O Programa Caminhos para a Cidadania é uma ação social e educativa do Grupo CCR. Promove formação continuada e empoderamento de educadoras e educadores de redes municipais de ensino. O Programa oferta materiais pedagógicos e cursos à distância gratuitos com estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), em Metodologias Ativas, com foco em Aprendizagem Baseada em Projetos, nos 4 Pilares de Educação da Unesco e na Agenda 2030/ODS.

 

É coordenado pelo Instituto CCR com o apoio das Unidades de Negócio e, hoje, está presente em seis estados:  Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, nas concessionárias: CCR Aeroportos, CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, CCR SPVias, CCR RioSP, CCR ViaLagos, ViaRio, CCR Metrô Bahia, CCR ViaCosteria e CCR ViaSul.

 

As temáticas do programa

 

Seu eixo temático está embasado em reflexões sobre cidadania, alfabetização, diversidade, educação financeira, caminhos seguros, educação ambiental, cultura digital, arte educação e saúde mental. O objetivo é trabalhar essas temáticas com professores para que eles multipliquem com seus alunos. Os materiais são instrumentos para aprendizado e engajamento constante dos docentes e podem contribuir para sua progressão funcional.

 

Curso Leitura de Mundo: Alfabetizando com Cidadania (2023)

 

Objetivo: Fornecer recursos pedagógicos para que os professores alfabetizem considerando que os estudantes aprendem sobre o mundo antes de aprender palavras. Portanto, as temáticas de cidadania instrumentalizam a alfabetização.

Carga Horária: 40 horas

Duração: abril a setembro

Estrutura:

Aula 1. Alfabetização: relação entre Contexto e Texto

Aula 2. Múltiplas linguagens: metodologias e recursos pedagógicos

Aula 3. Territórios Educativos: alfabetizando com Cidadania

Aula 4. Prática Escolar: como aplicar estes conceitos?

Aula 5. Projetos Possíveis: análise de experiências e incentivo de escrita

Avaliação: Envio de evidências de desenvolvimento de Micropráticas com estudantes.

 

Curso: Cidades Sustentáveis, Mobilidade e Educação (2023)

 

Objetivo: Fornecer recursos pedagógicos para que os professores promovam o engajamento dos estudantes (e, por consequência, das comunidades) em temáticas relacionadas à Educação Ambiental com foco em Cidades Sustentáveis e Mobilidade, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Carga horária: 10 horas

Duração: 2 meses (outubro e novembro de 2023)

 

Estrutura:

Aula 1. Cidades Sustentáveis

Aula 2. Mobilidade

Aula 3. Relação entre escola, cidades sustentáveis e mobilidade

 

O nosso público-alvo

 

Desde 2002, mais de 3,4 milhões de alunos, mais de 131 mil educadores, em 118 municípios, participaram do programa e, a partir de 2021, o professor se tornou seu o público-alvo, uma vez que eles são os agentes multiplicadores de todos os materiais que compartilhamos por aqui.

 

O Grupo CCR acredita que investir na qualificação de professoras e professores é uma maneira de contribuir para a melhoria da qualidade dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, construindo processos educativos potentes e projetos inovadores, criativos e colaborativos entre estudantes e toda a comunidade escolar.

 

Educação e Cidadania de Mãos Dadas: Caminhos para o Futuro.