MODELO PEDAGÓGICO 

Nosso modelo pedagógico é fundamentado em práticas e reflexões de caráter transdisciplinar integradas aos programas escolares e orientadas para a criação de espaços de interlocução e de aprendizagem, o que oferece um viés articulador entre a transmissão do conhecimento e as diferentes realidades dos alunos.

 

Desta forma, pretende-se promover, orientar, construir e fortalecer comportamentos que resultem em atitudes responsáveis, seguras, autocríticas e cidadãs. Para tanto, além do embasamento pedagógico apoiado na Aprendizagem Significativa e nas Múltiplas Inteligências, os conteúdos estão norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Agenda 2030) e pelos Quatro Pilares da Educação da UNESCO (Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver, Aprender a ser), promovendo práticas de ensino embasadas nas metodologias ativas, inovação e criatividade em sala de aula.

 

NORTEADORES 

  • Base Nacional Comum Curricular - BNCC;
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/Agenda 2030);
  • Quatro Pilares da Educação - UNESCO;
  • Lei de Diretrizes e Bases de Educação.

PRÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM 

  • Pautadas nas Metodologias Ativas

TEMÁTICAS 

Cidadania: abordando também temas como inclusão, diversidade, educação financeira, alimentação saudável, cidadania digital, direitos e deveres, bullying, cuidados com o meio ambiente e educação no Trânsito.

 

OBJETIVOS GERAIS DO PROGRAMA 

  • Investir na formação continuada dos professores;
  • Promover uma aprendizagem significativa;
  • Reconhecer e fortalecer as múltiplas inteligências dentro da sala de aula;
  • Tornar o aluno protagonista e agente ativo do conhecimento;
  • Aproximar o aprendizado à realidade dos alunos.