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Instituto CCR Jundiaí SP

De onde vem a Consciência Negra?

"O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Amarela ou Branca e nos preocuparmos com a consciência humana, o racismo desaparece! ”

Morgan Freeman (ator norte-americano)

 

 

De onde vem a Consciência Negra?

É questionável a necessidade de haver uma data específica para se ter uma consciência negra, visto que nosso país apresenta 17,8 milhões de pessoas que se autodeclaram negros, segundo dados do IBGE 2018, o que representa o segundo país de maior população negra do mundo, perdendo somente para a Nigéria. Mas então, porque o dia 20 de novembro?

 

Zumbi dos Palmares

Lá em 1530, quando o Brasil recebeu os primeiros escravos africanos, vivíamos em um regime colonial, e apenas em 1888, a Lei Áurea decretou o fim da escravidão no país. Mas até esse dia chegar, muitas lutas ocorreram e muitos escravos morreram.

 

Um dos maiores representantes da luta para a libertação dos negros foi Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, filho de escravos e nascido nesse quilombo, que atualmente é o Estado de Alagoas. Porém, em 20 de novembro de 1695, com 40 anos, Zumbi foi assassinado e seus restos mortais expostos em praça pública.

 

O reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira se fez por meio da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, durante o governo da então presidente Dilma Rousseff, que oficializou o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, referência a um dos maiores líderes negros do Brasil.

 

Consciência Negra e a escola

A inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar, em janeiro de 2003, foi o primeiro passo para uma discussão sobre a cultura negra brasileira na formação da sociedade, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.

 

Desde então, os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-brasileira devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo escolar e principalmente nas áreas de Educação Artística, Literatura e História Brasileira. A promulgação da lei 10.639 foi antecedida por leis municipais em Belém, Aracaju e São Paulo, e todas elas são resultado de um longo procedimento de ativismo do Movimento Negro.

 

Muitos professores no Brasil todo já trabalham a temática durante o ano inteiro, por meio de projetos como a árvore genealógica, “Quem sou eu? ” e pesquisas de referências com os antepassados dos alunos, trabalhando assim a diversidade.

 

Outra questão também abordada pelos educadores é a racial e a reflexão do por que a maioria da população negra mora na periferia, é pobre e não consegue transitar entre as classes sociais. A partir disso, as crianças conseguem reconhecer isso como herança do período escravagista e que resultou na consolidação de uma sociedade de cultura escravocrata, ou seja, que vê o negro de forma depreciada, não valoriza seus traços e cor e que marginaliza sua condição.

 

Vale a pena dar uma olhada no documentário da ONU Brasil sobre o Dia da Consciência Negra e elucidar melhor a questão. https://www.youtube.com/watch?v=m6NJQyRPW7o

 

 

 

Fontes: https://www.todamateria.com.br/consciencia-negra/

http://www.cartaeducacao.com.br/artigo/na-nossa-escola-consciencia-negra-e-todo-dia/

https://novaescola.org.br/guias/8/consciencia-negra

http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/relacoes-raciais-no-cotidiano-escolar-pela-manutencao-da-consciencia-negra-para-alem-do-20-de-novembro

https://top10mais.org/top-10-paises-com-maior-populacao-negra-fora-da-africa/

https://educador.brasilescola.uol.com.br/politica-educacional/historia-e-cultura-afro-brasileira.htm

https://www.nexojornal.com.br/academico/2018/01/31/Como-%C3%A9-o-ensino-de-hist%C3%B3ria-e-cultura-afro-brasileira-nas-escolas-p%C3%BAblicas

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2018/04/27/interna-brasil,676652/qual-e-a-porcentagem-de-negros-na-populacao-do-brasil.shtml